Sinopse

sábado, 25 de maio de 2013
sinopse  é uma versão encurtada de um texto original. O propósito dessa simplificação é entender os principais pontos do texto original, filme ou evento, que geralmente são extensos, e portanto uma pessoa pode conhecer o essencial da fonte em um curto período de tempo. A sinopse começa com o título, nome do autor, tipo de texto e a ideia principal do texto. Tem uma estrutura claramente organizada, de construção lógica, cronológica e determinada. 

O retrato de Dorian Gray

Londres, início do século XX, três personagens: Lord Henry, um bon vivant inescrupuloso e amoral; o pintor Basil Hallward, um artista até certo ponto liberto dos preconceitos da época, mas ainda zeloso de aparentar tê-los; e o jovem Dorian Gray, filho da aristocracia, rico e, sobretudo, muito belo. É com esses elementos que Oscar Wilde compõe o cenário de um dos mais importantes romances da língua inglesa da virada do século XX, O retrato de Dorian Gray.

Titanic
Jack Dawson (DiCaprio) é o jovem arrivista que ganhou o bilhete para viagem no Titanic, tornando-se passageiro de terceira classe no luxuoso transatlântico. Como passageiros do Titanis embarcam também Rose DeWitt (Winslet), jovem da alta sociedade, sensível e expansiva, de uma família com pouco dinheiro mas com toda a classe, obrigada a casar, contra a sua vontade, com Cal Hockley (Zane), rico e desprezível burguês norte-americano. Carl e a mãe de Rose a acompanham para a viagem à América. Angustiada pela mediocridade da vida burguesa, Rose decide suicidar-se e Jack a salva. Da amizade surge um romance proibido. O drama trágico e romântico de Jack e Rose ocorre às vésperas do naufrágio do transatlântico. Titanic é a alegoria do mundo burguês da belle époque, afluente, exuberante e auto-confiante. Por trás da história de amor entre Jack e Rose ocultam-se alegorias e metáforas sobre a sociedade burguesa pré-1914. Por exemplo: a aguda divisão de classes sociais que caracteriza a ordem burguesa imprime a sua marca na divisão entre passageiros de primeira, segunda e terceira categoria do Titanic. O proletariado imigrante acomoda-se quase no sótão do transatlatico. Por outro lado, a angústia de Rose explica-se pelo sentimento das camadas pequeno-burguesas mais sensivéis, insatisfeitas com a banalidade da vida capitalista. Na verdade, são tempos de agudas contradições entre a afluência do mundo burguês, a persistência da velha ordem agrário-aristocrática e a busca de uma vida plena de sentido. [topo]
(2006)
 

©Copyright 2011 Professora Neiva | TNB